Pais de autistas e voluntários se unem para criar associação.

O grupo já está em atividade há um ano.
No início, a proposta era conseguir atendimento para as crianças atípicas, pois os atendimentos pelas EFS municipais não contemplavam a quantidade de crianças à espera de um diagnóstico, em 2023 com 103 crianças diagnosticadas.
Samira Valcanaia Braidi, com experiência na área da saúde, por ter sido Secretária Municipal, organizou os primeiros encontros.Assim foram iniciadas as primeiras necessidades, como atendimento de neuropediatria, exames específicos, apoio psicológico às famílias, orientação legal para obter benefícios financeiros que fazem a diferença na vida destas famílias.
A primeira reunião ocorreu no dia 19 de fevereiro de 2024, quando se formalizou a diretoria e, ali, começou a trilha para a legalização, estatuto, CNPJ.
Hoje o maior objetivo da associação ainda se concentra nos atendimentos e laudos para poder fazer os encaminhamentos (laudos para obter segundo professor, medicação correta, terapias).
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Ascurra, realizaram-se 3 Seminários do Autismo.
Também, a associação foi precursora no Projeto Esporte para Crianças Atípicas, e arteterapia (projeto piloto).
Com o sucesso nos objetivos e projetos realizados pelo grupo, a Prefeitura Municipal de Ascurra cedeu um espaço para a realização das atividades específicas que está em reforma, na antiga Escola Isolada do Bairro Santa Barbara.
A equipe também busca junto as esferas estaduais e federais auxílio para esta associação.
A AMAA é composta por:
Presidente, Samira Braidi Valcanaia
Vice- presidente,
Solange Terezinha Ferrari Poli Secretária, Adriane da Silva Segunda Secretária, Joseane da Silva Pelenter Peters Tesoureiro,
Jaqueline Valcanaia Segundo Tesoureiro, Gabriel Alves Fernandes
Conselho Fiscal
Joselene Bernadete Spancerski Bassani Francys Ketrin Varela de Jesus
Maria Helena Finta Stringuini
Suplentes do Conselho Fiscal
Ketyli Karine Braidi Rodrigues
Rafael Testoni Felippi
Tweetar